sábado, 5 de março de 2016

8 de Março: dia das mulheres trabalhadoras

O dia 08 de março é considerado o dia da mulher. Instituições decidem as datas e a população aceita e reproduz. O dia 8 de março, para nós, não é o dia da "mulher" em geral e sim das mulheres trabalhadoras. A escolha da data foi em homenagem às operárias que morrerão lutando contra o capital (e não contra os homens, como um certo feminismo faz).

Foi no bojo das manifestações pela redução da jornada de trabalho que 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas. (trecho extraído de: http://www.redemulher.org.br/8demarco.htm).
A "mulher" em geral não existe. Existem mulheres de carne e osso. Os interesses das mulheres burguesas é muito diferente das mulheres proletárias, e os interesses das mulheres burocratas é distinto das mulheres submetidas à burocracia, os interesses da Dilma são antagônicos aos interesses das mulheres trabalhadoras.

O Coletivo 8 de março retoma a homenagem às operárias assassinadas pelo capital (e defendido por muitas mulheres e feministas) e o considera o dia das mulheres trabalhadoras, uma parte do movimento operário, na luta pela superação do capitalismo e da situação das mulheres nessa sociedade.

8 de março: dia de luta das mulheres trabalhadoras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.